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Nossa História

Fundada em 08 de setembro de 1966 por 20 funcionários da empresa Minuano S.A. Veículos e Máquinas Agrícolas, como Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo Minuano Ltda., objetivando proporcionar assistência financeira aos seus associados.


Em 1967 é autorizada pelo Banco Central do Brasil para funcionamento.


No ano de 1994 foi ampliada a área de ação através de alteração estatutária, para atendimento aos funcionários da Iochpe-Maxion S.A.


Após 30 anos no mercado, fortalecida pela fidelização dos 723 associados, acumulava um capital social de R$ 303.953,39 e distribuiu resultados financeiros entre os associados.


Em 1996 inaugura o primeiro posto de atendimento em Santa Rosa-RS, com o objetivo de atender os funcionários da Iochpe-Maxion S.A.


Formalizou convênios com operadoras de celular em 2002, disponibilizando este serviço com valores atrativos para os associados.


Logo após, é lançado o site da Cooperativa, buscando aprimorar a comunicação com público alvo. Neste mesmo ano, foi criado o cartão de convênios, beneficiando os associados através de parcerias consolidadas com empresas de prestação de serviço e comércio.


A Cooperativa Minuano comemora seus 40 anos em 2006, acumulando um patrimônio líquido de R$ 5.186.693,10, capital social de R$ 4.264.889,41 e 1.670 associados.


Buscando atender as novas empresas adquiridas pelo grupo AGCO do Brasil Comércio e Indústria Ltda., em 2008 a Cooperativa aprova nova alteração estatutária. Inaugura posto de atendimento em Ibirubá-RS, para atender os funcionários da SFIL e filia-se a Central das Cooperativas de Crédito Mútuo do Estado do Rio Grande do Sul.


No ano seguinte expande sua área de atuação para o Estado de São Paulo, inaugurando um posto de atendimento em Mogi das Cruzes para atender os funcionários da Valtra do Brasil Ltda., empresa adquirida pelo Grupo AGCO do Brasil.


Ao final de 2009, consolidada no mercado de crédito, a Cooperativa disponibiliza seus produtos e serviços para funcionários das empresas do grupo AGCO do Brasil, contando com mais de 2.400 associados e um patrimônio líquido superior a 6 milhões de reais.


Buscando aprimorar seus serviços e atender de forma diferenciada aos seus 2.500 associados, a Cooperativa Minuano no ano de 2010, investe no desenvolvimento do Planejamento Estratégico, renova sua identidade visual e lança novo site.


Em 2011 foi ampliado o número de empresas conveniadas e sua diversidade visando ampliar os benefícios aos associados, assim como foi implantado o projeto de comunicação e fidelização dos sócios. Nesse mesmo ano, a Cooperativa Minuano se desfilia da Central das Cooperativas de Crédito Mútuo do Estado do Rio Grande do Sul e contrata assessorias especializadas nas áreas inerentes ao negócio.


No Exercício de 2012 foi aprovado o projeto de ampliação da área estatutária pelo Banco Central, possibilitando a associação dos colaboradores do Banco De Lage Landen. Também foi disponibilizado um novo produto aos associados: a aplicação financeira.


No primeiro semestre de 2013, houve a implantação do Posto de Atendimento Cooperativo no centro de Canoas-RS, assim como o posto em Ribeirão Preto-SP. No segundo semestre, os associados aprovaram em Assembleia Extraordinária, a alteração estatutária visando a ampliação da área de atuação para os colaboradores da empresa GSI Brasil Indústria e Comércio de Equipamentos Agropecuários Ltda. e Massey Ferguson Administradora de Consórcios Ltda. Em dezembro, o Banco Central homologa os atos deliberados na Assembleia Extraordinária. A Cooperativa atinge patrimônio líquido superior a 11 milhões de reais e mais de 3.200 associados.


Em 2014 a Cooperativa recebe o Troféu Mérito Empresarial do Rio Grande do Sul 2014 - Categoria Cooperativa, prêmio que conta com o apoio da Câmara Brasil-China-Mercosul e representa uma das principais premiações entregues anualmente a destaques em diferentes segmentos econômicos e sociais do Estado.


Além da conquista deste prêmio, a Cooperativa Minuano também é matéria da Revista Destaque Brasil e seus diretores concedem entrevista na TV Bandeirantes.


Ainda no exercício de 2014, as aplicações financeiras efetuadas na Cooperativa atingem o total de R$ 1,8 milhão, consolidando o sucesso do produto lançado em 2012. As Aplicações da Cooperativa Minuano também passam a contar com a garantia do FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito), sendo garantido até o valor de R$ 250.000,00 por CPF.


Na Assembleia Geral de 2015 é aprovada a alteração do endereço da Sede Administrativa da Cooperativa Minuano, para o Centro de Canoas-RS.


No primeiro semestre de 2016, no intuito de estender os produtos e benefícios da Cooperativa aos familiares dos associados, conforme aprovado em Assembleia Geral, a Cooperativa divulga a possibilidade de associar os pais, cônjuge ou companheiro (a) e filhos maiores de 18 anos.


Em setembro de 2016, a Cooperativa Minuano completa 50 anos, acumulando um patrimônio líquido superior a 13 milhões de reais, capital social superior a 12 milhões de reais e aproximadamente 2,5 mil associados.


Ainda em 2016, a Cooperativa Minuano é convidada a apresentar sua história de sucesso no Workshop sobre Boas Práticas de Cooperativas em Expansão de Mercado, em Manaus-AM. O evento faz parte do Programa de Qualificação para Executivos de Cooperativas de Saúde e Crédito do Amazonas, que tem como objetivo principal qualificar gestores para o desenvolvimento e execução de projetos de expansão em suas cooperativas.


No exercício de 2017, é aprovada em Assembleia Geral Extraordinária, a aquisição de sala comercial para ampliação da Sede Administrativa no Centro de Canoas-RS.